António Ruaz oferece réplica do Forte Novo à Junta

2016-09-22

É um artista da terra, inspirado por um dos produtos mais nobres da região e do País: a cortiça. António Ruaz, 69 anos, reformado da profissão de barman, descobriu há pouco mais de nove meses um talento inesperado. Desde então, das suas mãos nascem reproduções perfeitas de vários monumentos e edifícios, alguns históricos como a do Forte Novo que ofereceu recentemente à Junta de Freguesia de Quarteira.

O autor pretendeu assim homenagear a freguesia onde reside há 25 anos, assinalando as comemorações do seu primeiro centenário.

“Gosto de Quarteira e gosto da Junta, por isso decidi fazer algo que fosse simbólico, para oferecer à autarquia. Já me tinham falado do Forte Novo e pensei que seria o mais adequado”, explica António Ruaz, referindo-se à escultura do antigo monumento militar que há algumas décadas cedeu à força da erosão da falésia de onde parecia vigiar o oceano.

Depois de cumprido este objetivo, António Ruaz tem agora outro projeto em mente e só espera pela melhor oportunidade para lhe dar forma com as mãos: a réplica do castelo de Beja, monumento que guarda no coração desde criança. “Nasci próximo do castelo e costumava brincar junto às muralhas” recorda.

Memórias de uma qualquer ambição que o levasse a ingressar pelos caminhos da arte é que António Ruaz não traz da infância. “Nunca pensei ter jeito para isto”, confessa.

Talvez o ‘jeito’ aguardasse também pelo melhor momento. O dia em que, para aproveitar as rolhas de cortiça que guardara durante a vida de barman, fez uma miniatura do monte alentejano onde vivia uma avó na, aldeia de Brinches, Serpa. “Gostei tanto que decidi fazer um maior. E tomei-lhe o gosto”.

Desde que encetou esta aventura o artesão já esculpiu várias dezenas de peças, entre as quais um farol, um moinho e uma casa algarvia entre outros elementos a uma escala ‘livre’ mas com verdadeiro rigor.

Para as suas produções conta com infinita criatividade e prodigiosa imaginação, mas também com o entusiasmo da companheira e a colaboração dos restaurantes da Freguesia que lhe oferecem as rolhas de cortiça. As suas mãos continuarão a dar conta do sonho.