Calçada 24 embeleza ruas e espaços urbanos

2016-04-25

Pode ser num andar apressado ou nos passeios tranquilos de fim de tarde. A diferença nota-se a cada passo nas calçadas da cidade. A razão prende-se à atenção permanente da Junta de Freguesia (JF) de Quarteira que criou um serviço de intervenção rápida para reparar o piso e garantir a segurança dos cidadãos. ‘Calçada 24’ é o nome do projeto criado no âmbito de um contrato programa celebrado entre a JF de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, para garantir a manutenção e requalificação das calçadas da freguesia de forma a melhorar a qualidade do espaço público.

“O espaço público tem de ser encarado com grande seriedade nos dias de hoje, sobretudo numa cidade virada para o turismo. O estado das nossas ruas é a primeira imagem recolhida por quem chega aqui, mas constitui também a primeira condição para os nossos residentes se sentirem satisfeitos no local que escolheram para morar”, considera o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto.

Estratégia de proximidade
O autarca realça ainda que o projeto ‘Calçada 24’ dá início a uma intervenção planeada pela autarquia, que visa a execução de uma resposta rápida em setores determinantes para a melhoria das condições de vida na freguesia.

“Trata-se de uma estratégia que estamos a desenvolver em diversas áreas da competência da autarquia, pois consideramos que proximidade representa, por um lado a preocupação permanente com o bem-estar da população e por outro a estreita cooperação com os cidadãos em todos os domínios da vida em comunidade”, sustenta Telmo Pinto. O projeto ‘Calçada 24’ é assegurado por equipas de calceteiros ao serviço da JF, que se encontram preparadas para intervir em menos de 24 horas em pequenas reparações como pisos danificados.

Para além da vigilância permanente por parte dos serviços, a Junta conta com a colaboração dos populares que alertam para a existência de anomalias em calçadas e ruas, permitindo assim uma intervenção imediata onde é necessário. Os cidadãos interessados em participar situações que requeiram a intervenção das ‘brigadas’ de calceteiros devem contactar a JF de Quarteira através do telefone 289 315 235, através do Facebook (www.facebook.com/jfquarteira), ou por e-mail (geral@jf-quarteira.pt).

Lançado no início deste ano, o projeto já registou várias dezenas de intervenções no espaço público, facto que tem contribuído para a satisfação de quem percorre diariamente as ruas e espaços urbanos desta cidade virada para o mar.