Quarteira aposta no desporto informal ao ar livre

2018-04-01

Praticar desporto ao ar livre é o desafio que a Junta de Freguesia (JF) de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé têm vindo a lançar junto da população. A implementação de equipamentos em zonas verdes requalificadas ou em recintos criados para o efeito, tem promovido o crescimento do desporto informal entre ‘atletas’ de todas as idades. O Parque de Street Workout e Parkour no Passeio das Duas, o equipamento de outdoor fitness entre as ruas Stuttgard e Coppingen e os campos de basquetebol e futebol, são as últimas novidades vocacionadas para este estilo de vida saudável.

PARQUE DE STREET WORKOUT E PARKOUR ANIMA PASSEIO DAS DUNAS
Criado no âmbito do Orçamento Participativo 2015 da Câmara Municipal de Loulé, o parque de Street Workout e Parkour, inaugurado a 16 de dezembro no Passeio das Dunas, é um dos maiores na região e foi construído com materiais de alta qualidade destinados a esta modalidade, que já conta com milhares de adeptos em todo o mundo.
Para o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para além de reforçar a atratividade do Passeio das Dunas, este projeto permite aumentar também a oferta desportiva na Freguesia, onde se aposta cada vez mais na criação de estruturas vocacionadas para a saúde e o bem-estar da população.
A inauguração do novo parque foi dinamizada pela SWA-Associação Portuguesa de Street Workout, que realizou já este ano, a 17 de fevereiro, a primeira etapa da VR Street Workout Algarve Cup. Os responsáveis pela associação sublinham aliás que Quarteira será a capital da SWA em 2018 e receberá também, nos próximos anos, diversas competições nacionais da modalidade.

OUTDOOR FITNESS EM NOVO ESPAÇO URBANO
Entre as ruas Stuttgard e Coppingen foi concluída mais uma intervenção urbana no âmbito do projeto europeu ‘Vital Cities’, que visa promover a prática do desporto ao ar livre.
Criado próximo do jardim Joaquim Filipe Jonas, numa zona densamente habitada no coração da cidade, o novo espaço verde integra equipamentos de outdoor fitness e parque infantil, bem como uma zona de estacionamento. A iluminação também foi reforçada, aumentando assim a segurança dos seus utilizadores.
A este projeto, que envolveu um investimento de cerca de 240 mil euros, segue-se mais uma intervenção em Quarteira, nomeadamente a requalificação de um espaço urbano na zona envolvente aos bairros da Abelheira e da Amendoeira, com vista ao desenvolvimento de várias atividades de âmbito desportivo.
Liderado pela Câmara Municipal de Loulé, o projeto europeu ‘Vital Cities’ pretende quebrar barreiras sociais, atraindo os cidadãos para a prática do desporto ao ar livre.

CAMPOS DE BASQUETEBOL E FUTEBOL PROMOVEM ‘JOGOS DE RUA’
Inaugurado no dia 3 de março, os novos campos de futebol e basquetebol criados a céu aberto no jardim Joaquim Filipe Jonas, na cidade de Quarteira, visam impulsionar estas modalidades num estilo mais livre, nomeadamente junto dos atletas que não pretendem desenvolver a sua prática no âmbito de competições oficiais.
O mau tempo não permitiu realizar a ‘maratona’ de atividades prevista para o dia da inauguração do recinto, mas todos os atletas e dirigentes dos clubes convidados para participarem no evento compareceram no local. Numa verdadeira manifestação do espírito desportivo que caracteriza os clubes da terra, marcaram presença na abertura oficial do novo campo várias dezenas de crianças e jovens do CDR Quarteirense, do Clube Desportivo Checul, do CBQTubarões e do Quarteirense Boxing Clube. Organizada pela Junta de Freguesia de Quarteira, a inauguração contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.