Quarteira promove projeto de integração

2017-06-20

Apoiar a integração de cidadãos estrangeiros residentes em Quarteira, é o objetivo de um projeto que a Junta de Freguesia (JF) vai lançar a partir do próximo ano letivo.

“Queremos ajudar todos os cidadãos que escolheram Quarteira para viver, a sentirem-se em casa. Dessa forma cria-se o ambiente necessário para que essas pessoas se sintam mais à vontade para participarem também, mais ativamente, na vida da Freguesia, em atividades de cariz diverso que se desenvolvem no nosso tecido social”, refere o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto.

Realçando a existência de um número bastante expressivo de comunidades estrangeiras residentes na Freguesia, o autarca reforça a necessidade de serem oferecidas condições para que estes cidadãos possam construir um projeto de vida na região.
“Quando se abrem portas estamos a garantir uma maior estabilidade social, maior compreensão e uma ligação mais estreita entre culturas, o que resulta num enriquecimento mútuo”, sustenta Telmo Pinto, salientando que o projeto, ainda em fase de elaboração, irá contemplar várias áreas de aprendizagem e de intercâmbio cultural, bem como atividades vocacionadas para a ocupação de tempos livres.

A semente para o projeto já foi plantada anteriormente, no âmbito do programa curricular da Academia do Saber, com a criação de dois módulos de português para estrangeiros, que conta atualente com 40 alunos. A adesão dos cidadãos estrangeiros à iniciativa incentivou assim a criação do novo projeto a divulgar oportunamente.
Criada em 2015 no âmbito de uma parceria entre a JF de Quarteira e a Associação Sócio-Cultural de Quarteira, a Academia do Saber funciona atualmente na Avenida Infante Sagres, Edifício Meia-Praia (Loja A), bem como nas instalações cedidas pela Escola D. Dinis e no Centro de Apoio à Criança, onde cerca de 230 alunos frequentam diversos módulos de aprendizagem, entre as quais a disciplina de português para estrangeiros.