Rota dos Mercados revitaliza economia local

2019-03-11

Dinamizar a economia local através dos mercados tradicionais é o objetivo do projeto ‘Rota dos Mercados’, lançado pela Junta de Freguesia de Quarteira. Assim, residentes e visitantes têm oportunidade de se deslocarem de autocarro, uma vez por semana, a três espaços emblemáticos da cidade, para fazerem compras ou apenas visitas turísticas.

O circuito teve início esta 4ª-feira, dia 13 de março, e funcionará durante todo o ano, sempre à quarta-feira, entre as 09h30 e as 12h30, em regime gratuito.

O autocarro fará três paragens, nomeadamente no Largo dos Mercados (onde se localizam os Mercados da Fruta e do Peixe, com ida a pé até ao Mercado de Produtores de Frutas e Legumes), no calçadão, onde os ‘excursionistas’ serão convidados a apreciar a praia e a visitar os espaços comerciais e de restauração localizados nesta zona da cidade e no Mercado da Roupa (conhecido por ‘Gypsy Market’) na Fonte Santa.

“Os mercados e toda a vida envolvente à sua atividade são elementos muito fortes na identidade da nossa Freguesia, por isso há que criar estratégias próprias para este setor, garantindo a sua preservação e apoiando as famílias que dependem da existência destes mercados”, refere o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, observando que, dessa forma, é possível “garantir também a continuidade de muitas profissões associadas às atividades que se desenvolvem nos mercados”.

Sendo um projeto em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, o presidente Vítor Aleixo refere: “A Rota dos Mercados de Quarteira é para o Município de Loulé uma iniciativa de excelência que permite dinamizar a economia local, promover a mobilidade das pessoas e fortificar os laços identitários das nossas gentes. Este projeto concorre, ainda, para aumentar a atratividade da cidade de Quarteira e reforçar o sentido de pertença das nossas comunidades. Uma Rota ao serviço de todos e um pequeno contributo para a descarbonização do nosso planeta. A Rota dos Mercados de Quarteira acrescenta qualidade de vida aos residentes e a quem nos visita”.

Opinião corroborada por Telmo Pinto, para quem a tipicidade dos mercados e a qualidade dos produtos comercializados, “influenciam muito o interesse pela Freguesia por parte de turistas nacionais e estrangeiros”. O Presidente da Junta sublinha também a fama do pescado capturado na costa algarvia como um dos grandes atrativos turísticos de Quarteira.

HORÁRIOS:
1) Mercados da Fruta e do Peixe