A resiliência no mundo do desporto amador

2024-04-23

Marília Cavaco, tem 73 anos e é uma das atletas mais conhecidas da região. O gosto pelo atletismo surgiu ao acompanhar os netos nos treinos e, a partir daí, a paixão foi aumentando até começar a praticar e estrear-se nas competições, pelo CDQ, aos 66 anos. Para Marília, a sua força de vontade é o combustível para conseguir superar as adversidades numa modalidade tão exigente.

Em 2019, a atleta Marília sagrou-se campeã internacional do seu escalão, na Maratona de Sevilha. «Ninguém queria que fosse fazer tantos quilómetros, que era imenso para a minha idade, mas foi a minha força que me ajudou a ultrapassar», refere. A atleta diz que a resiliência é a chave, convidando a quem acha piada ao desporto, a meter os pés na rua e fazer uma caminhada ou corrida.

Álvaro Rodrigues conta com uma carreira de mais de 30 anos. O interesse pelo atletismo surgiu em 1986, quando estava no Exército e, desde aí, tem-se dedicado de alma e coração à modalidade, tendo ganho vários títulos regionais. Fã de provas de longas distâncias, como os 10 kms e as maratonas, destaca a conquista do 8.ºlugar, na Maratona de Sevilha, como um momento inesquecível.

O atleta do Clube Desportivo de Quarteira (CDQ) é frequentemente visto a correr pelas ruas quarteirenses, sendo de destacar a sua mentalidade vencedora. Quando questionado sobre o conselho que daria a alguém que queira iniciar a prática desportiva, independentemente da idade, o atleta pede para nunca desistirem e que, «por muitas dificuldades que tenham, arranjem sempre espaço para praticar desporto».