O ‘Balcão’ que mudou Quarteira

2022-03-10

Representa uma das maiores conquistas do executivo da Junta de Freguesia (JF) e constitui um marco na melhoria das condições de vida em Quarteira. Prestes a completar um ano de funcionamento, o Espaço Cidadao (EC) regista um balanço de atividade que confirma a importância da proximidade dos serviços públicos a comunidade: entre abril e dezembro de 2021 foram efetuados 4065 atendimentos, distribuídos pelos mais de 70 serviços disponíveis no balcão instalado no Centro Autárquico.

Pioneiro no concelho de Loulé, o EC de Quarteira resultou da forte persistência do executivo da JF, consciente da necessidade de mudar a forma como os residentes na freguesia lidavam com os serviços da administração pública.

“No espaço de menos de um ano foram mais de quatro mil as viagens de vários quilómetros que as pessoas deixaram de fazer, pois passaram a ter estes serviços a porta de casa”, sublinha o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para realçar a importância do poder local na resolução dos problemas e necessidades da população.

CARTÃO DE CIDADÃO O MAIS SOLICITADO

Os serviços inerentes à Agência para a Moderniza ao Administrativa (AMA) e a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) foram os que registaram mais atividade durante o período compreendido entre os dias 19 de abril e 31 de dezembro de 2021. No âmbito da AMA foram registados um total de 3027 serviços, a maioria relacionada com atendimentos para renovação do cartão de cidadão ou esclarecimentos sobre este procedimento. Já na esfera da DGAJ foram executados 560 serviços.