População participa na melhoria do espaço público

2022-03-08

Um por todos e todos por um podia ser o lema de um projeto que começa a ganhar forma nas ruas. Criado pela Junta de Freguesia (JF) e a associação Oficina, ‘Olhar Quarteira’ pretende unir os cidadãos num trabalho conjunto, promotor da melhoria das condições de vida na sua zona de residência.

“Esta é mais uma iniciativa que vem contemplar os nossos objetivos de gestão autárquica, ou seja, aproximar os cidadãos aos serviços da Junta, numa perspetiva de participação ativa na resolução dos problemas comuns no espaço público”, refere o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para sublinhar a importância da rede de tutores voluntários, figura que assumirá um papel fundamental na ligação dos residentes à autarquia.

“Farão a ligação entre os residentes no local onde habitam e a Junta, já que terão a missão de sinalizar e transmitir todas as ocorrências irregulares que se verifiquem no espaço da sua área de atuação, as quais constituirão uma prioridade para a autarquia”.
Para que tudo corra de acordo com a filosofia do projeto os tutores procurarão sempre sensibilizar a comunidade a participar nas atividades promovidas pela Junta.

O projeto está a ser desenvolvido em parceria com a Onesource e o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

TUTORES SERÃO ELO DE LIGAÇÃO

Monitorizar as áreas que lhes forem atribuídas, nomeadamente no que diz respeito à limpeza urbana, manutenção dos espaços verdes, calçadas, áreas de recreio e de lazer serão algumas das tarefas da responsabilidade dos tutores, a quem compete transmitir todas as situações anómalas à JF. Estes representantes da população farão as suas exposições junto da autarquia, tanto através dos contactos telefónicos e digitais como presencialmente, no Espaço Cidadão.

“ACREDITO QUE TEREMOS CIDADÃOS MAIS COLABORANTES”

Para Nelson Dias, Presidente da Associação Oficina, o projeto será promotor de novos conceitos de vida em sociedade.

Boletim de Quarteira (BQ)- Considera que a participação ativa dos cidadãos na resolução dos problemas da sua comunidade pode contribuir para uma sociedade mais unida e solidária?
Nelson Dias (ND)- As pessoas tornaram-se mais individualistas e menos preocupadas com o bem comum. Todos nós necessitamos de contrariar esta tendência e eu acredito que a participação dos cidadãos na vida da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, freguesia ou concelho é um meio muito eficaz para recuperarmos o sentido de comunidade.

BQ- A implementação deste projeto poderá assim ser o primeiro passo para novas aprendizagens no que diz respeito à forma como as gerações vindouras passarão a estar em sociedade?
ND- Estou convencido que o programa Olhar Quarteira será um contributo muito importante para que pessoas de todas as gerações ajudem a cuidar do espaço público, como a casa comum de uma comunidade. Acredito que por essa via teremos cidadãos mais colaborantes e disponíveis para a causa pública.

BQ- Tendo em conta a forte incidência de cidadãos estrangeiros nesta freguesia, até que ponto este projeto pode contribuir para a sua integração social?
ND- Para integrar verdadeiramente quem nos procura em busca de trabalho e de uma habitação temos de ser capazes de criar formas muito práticas de envolver essas pessoas na vida da comunidade. Só desta forma podemos ajudar a construir o sentido de pertença a um lugar e eu estou convicto que o programa Olhar Quarteira pode ajudar nesse sentido.

BQ- O papel dos tutores neste projeto é de importância crucial. Que mensagem gostaria de lhes deixar?
ND- A primeira mensagem é de agradecimento pela seu voluntarismo e disponibilidade. Quero também dizer que o seu exemplo vai além do papel de tutores. A colaboração que vão desenvolver com as entidades parceiras deste programa é uma inovação que servirá de inspiração para outras freguesias de Portugal. Estão, por isso, a fazer inovação.