A doença oncológica e o seu impacto na população

2017-02-09

A Doença Oncológica tem registado um crescimento progressivo do número de casos na populaçãoportuguesa e, de forma geral em todo o mundo, com todas as consequências nefastas despoletadas na população afectada, projectando-se em várias vertentes, nomeadamente nas fragilidades socio económicas dos doentes oncológicos e suas famílias. Todos nós conhecemos por perto casos dramáticos dessas situações, no nosso ciclo de relações, quer familiar ou de amigos.

”O câncer é sem dúvida uma doença actual que para além duma perspectiva clinica multidisciplinar reclama uma abordagem política e social concertada que se estenda para além dos muros das estruturas da saúde “. Conscientes que doentes oncológicos e seus familiares apresentam, cada vez mais, uma maior necessidade de informação e de atenção, torna-se imperativo a necessidade de promover um conjunto de projectos que responda à suas necessidades. Assim tornou-se pertinente a criação deste protocolo assinado no final de 2016, entre a Junta de Freguesia de Quarteira e a Associação Oncológica do Algarve, proporcionando a esta população um acompanhamento de proximidade, através do Apoio Social e Humano disponibilizado, em particular através do apoio psicológico a doentes e familiares e mediante encaminhamentos e esclarecimentos relativos aos diversos direitos que assistem ao doente Oncológico.