Acordo histórico transfere novas competências para a JF de Quarteira

2021-01-05

O acordo entre a Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira para a transferência de competências, aprovado na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia no último dia 30/12, permitirá à Junta fazer uma gestão ainda mais próxima ao cidadão dos serviços de manutenção dos espaços verdes, limpeza urbana, ocupação do espaço público e publicidade, mobiliário urbano, edifícios escolares e envolventes (pré-escolar e 1º ciclo) além de feiras e mercados. Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia (JF) de Quarteira classifica a decisão como “um acordo histórico, só comparável à realidade autárquica dos grandes municípios”, afirmou.

A transferência dessas competências envolve um montante de 2,5 milhão de euros que irão permitir reforçar a qualidade dos serviços prestados pela JF à população, Telmo Pinto realça que este acordo resulta de um “entendimento muito forte” entre a autarquia que lidera e a Câmara Municipal de Loulé, nomeadamente através do seu presidente Vítor Aleixo, parceiro fundamental no acordo celebrado.

“É necessária coragem política para descentralizar poder em prol da população e foi isso que permitiu chegarmos a este acordo histórico” enfatiza Telmo Pinto, para salientar que esta decisão “marca uma viragem inovadora na forma de fazer gestão pública na freguesia de Quarteira, como também no nosso Concelho”.

“Os próximos meses vão ser de muitas mudanças e de muito trabalho, mas o mais importante é que neste processo todos nós ganhámos”, refere Telmo Pinto, reconhecendo que “a comunidade quarteirense passa a ser protagonista no momento de decidir”, pois os 2,5 milhões de euros transferidos para a JF irão permitir melhorar substancialmente a qualidade dos serviços de proximidade.