Centro de Atividades Lúdicas abre portas à sociedade

2018-04-01

Criado pela Junta de Freguesia (JF) a partir do projeto de remodelação de um espaço antigo localizado na rua Dr. José Pedro, nas proximidades da Praça do Mar, o Centro de Atividades Lúdicas de Quarteira (CALQ) tem vindo a ganhar simpatizantes entre a população mais idosa. Para além do apoio à Academia do Saber (AS), o novo espaço acolhe grupos de cidadãos que pretendem desenvolver iniciativas de carácter social ou simplesmente ocupar o tempo livre.

A par do apoio à Academia do Saber (AS), que acolhe este ano um total de 290 alunos, entre residentes nacionais e estrangeiros que escolheram Quarteira para viver, o novo espaço surge como resposta social da JF de Quarteira a uma faixa etária que procura, cada vez mais, manter-se ativa na sociedade.

Aberto diariamente, o CALQ regista uma afluência cada vez maior, sobretudo por parte dos habitantes do sexo masculino. Frequentadores assíduos, são sobretudo os homens que costumavam reunir-se em cafés e nalguns pontos da Praça do Mar, para se entreterem com jogos de cartas ou de tabuleiro.
“A adesão masculina a este tipo de projetos, nesta faixa etária, tem sido muito inferior à resposta feminina. Sendo a Academia do Saber frequentada maioritariamente por mulheres, o Centro de Atividades Lúdicas acaba por servir especialmente os interesses dos homens que passavam as tardes na Praça do Mar e nos cafés a jogar às cartas, pois aqui encontram todas as condições necessárias para um convívio saudável”, refere a propósito o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto.

Um dos participantes nos encontros lúdicos é Luís Guerreiro, 69 anos, que sublinha a importância do projeto: “Era importante termos um sítio para jogarmos às cartas. E realmente isto aqui é muito bom. O espaço tem muito boas condições e o pessoal está a gostar disto”, refere Luís que, para além de aproveitar o convívio na roda dos amigos que se juntam todas as tardes, também ajuda a dinamizar o espaço.

Entre os convivas também Manuel Dias, 70 anos, se confessa um adepto incondicional do novo espaço por ser ‘limpo e arejado’ e raras são as vezes em que não ‘pica o ponto’ nas tardes recreativas.
“Gosto de vir para aqui jogar às cartas, porque me divirto a conversar e é uma boa forma de passar um bocado do tempo”, confessa Manuel, que aplaude mais esta intervenção da Junta.

Aberto todos os dias da semana, o CALQ serve ainda de apoio às aulas da AS, entre as quais as do módulo de Artes Tradicionais e Projetos Criativos, durante o período da manhã. À tarde, entre as 14h e as 19h, é aberto a toda a comunidade da Freguesia.

BOAS CONDIÇÕES DO NOVO ESPAÇO AGRADAM A TODOS

A opinião de uma aluna e de uma professora da Academia do Saber, ilustram a satisfação geral sobre o novo espaço. O CALQ abriu portas há poucos meses mas já é um sucesso na Freguesia.

Gracinda Bernardo, 70 anos, aluna do módulo de Artes Tradicionais da Academia do Saber
“As instalações são ótimas. Sou aluna da Academia do Saber e frequentei as aulas nas outras instalações, mas considero que estas são mais adequadas às nossas aulas. É um espaço mais amplo, com mais luz e muito mais alegre.”

Solange Guerreiro, 75 anos, professora da Academia do Saber
“O espaço é ótimo. Tem boas condições, boa iluminação, as alunas estão muito satisfeitas e sentem-se mais motivadas para vir às aulas. Julgo no entanto que podia ser mais aproveitado para outras atividades nos períodos em que não decorrem as aulas, nomeadamente durante a manhã. Gostaria de realçar o facto de estar a funcionar aqui também o núcleo da Liga Contra o Cancro, projeto que considero muito importante para a nossa terra e ao qual todos deviam de aderir porque é uma causa muito nobre. No âmbito do núcleo temos um grupo, ‘Unidos na Esperança’, que está a ter uma grande adesão. Promovemos aulas abertas às Artes Tradicionais e fazemos espetáculos, com o objetivo de angariarmos dinheiro para a Liga, pois o cancro é a epidemia do nosso século.”