Doentes oncológicos recebem apoio perto de casa

2017-02-09

A prestação de cuidados de saúde constitui uma das principais preocupações do executivo da Junta de Freguesia (JF) de Quarteira. Neste âmbito a autarquia deu mais um passo na melhoria deste setor fundamental para a população residente, estabelecendo um protocolo de colaboração com a Associação Oncológica do Algarve (AOA).

A iniciativa visou a criação de um Núcleo de Apoio Social e Humano ao Doente Oncológico e Família, cabendo à JF a responsabilidade de cedência do espaço para o funcionamento da unidade, garantindo assim o conforto dos seus utilizadores e as condições necessárias à concretização do projeto.

“Trata-se de uma medida essencial, pois estes doentes necessitam de um acompanhamento de proximidade, possibilidade essa que já se pode proporcionar nos dias de hoje sem qualquer risco”, realça o Presidente da JF, Telmo Pinto, salientando a importância da sociedade civil nas questões relacionadas à saúde.
O núcleo agora criado irá desenvolver diversas atividades, nomeadamente a divulgação de noções elementares sobre o cancro, informando e sensibilizando a população para esta patologia, a par de ações para angariação de sócios, divulgação de serviços e direitos do doente, bem como consultas de psico-oncologia aos doentes oncológicos e família.