Exercício físico reabilita dor no joelho e doença cardíaca

2023-08-22

A Junta de Freguesia (JF) de Quarteira associou-se ao projeto A3-COR (Algarve Active Ageing – Cardiac and Osteoarthitis Rehabilitation), promovido pela Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (AD-ABC), destinado a pessoas que sofrem, simultaneamente, de osteoartrose do joelho e doença ou risco cardiovascular.

Contribuir para a adoção de um estilo de vida e de uma alimentação mais saudáveis foi o objetivo do projeto, a funcionar num espaço na Rua Gago Coutinho.

«Trata-se de mais uma aposta na qualidade de vida das pessoas, um dos lemas permanentes do nosso executivo», sustenta o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para salientar a importância das parceiras parcerias desenvolvidas também na área científica para aumentar o bem-estar social.

O programa é assegurado por técnicos de desporto e fisioterapeutas que utilizam um plano de exercício físico personalizado durante 12 semanas. Ao mesmo tempo os doentes seguem uma alimentação baseada nos princípios da dieta mediterrânica como medida preventiva no que concerne à doença ou risco cardiovascular.

Tenda de hipóxia

Criado no âmbito do projeto A3-COR, o Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Cinética do Algarve Biomedical Center Research Institute dispôs de um equipamento de hipóxia. O espaço recria ambientes com diferentes níveis de concentrações de oxigénio (O2) e permite também o treino de alto rendimento simulando condições de exercícios em altitude.