Gisela João é cabeça de cartaz no Dia da Cidade de Quarteira

2017-05-08

A fadista Gisela João é cabeça de cartaz nas comemorações do Dia da Cidade de Quarteira que decorrem nos dias 12 e 13 deste mês, com um vasto programa organizado pela Junta de Freguesia (JF), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.

A fadista de Barcelos, que deverá trazer ao público algarvio temas de ‘Nua’, o seu último álbum lançado em novembro de 2016, atuará na noite de sexta-feira (dia 12), a partir das 21h30. Pelo mesmo palco instalado na Praça do Mar desfilarão também, no dia 13, a partir das 17h00, seis bandas locais, nomeadamente, Be Myself, Sacik Brow, Miranda Eloquente, The Road, Sara Lawrence & The Bullets e The Fisherman.

De acordo com o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, integrar nas comemorações do Dia da Cidade bandas locais que se têm esforçado para ocupar um lugar de destaque no panorama musical, não só permite diversificar os públicos dos dois concertos, como pretende reconhecer o trabalho desenvolvido por estes jovens.

‘Recuperámos o modelo das comemorações do Dia da Cidade, privilegiando os valores da terra, ou seja, dando espaço a que, pessoas de todas as idades, possam mostrar o trabalho que fazem, seja de forma profissional ou simplesmente como passatempo como é o caso da exposição de rua elaborada pelos elementos do Cantinho da Amizade”, sublinha Telmo Pinto.

A Rua Vasco da Gama é o local escolhido para a apresentação desta mostra denominada ‘Gotas de Mar’, inspirada nas tradições piscatórias de Quarteira e elaborada em croché pelas mãos das várias colaboradoras do Cantinho da Amizade. A exposição será inaugurada pelas 10h00, uma hora depois da alvorada que será seguida pelo hastear da bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e atuação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, no Centro Autárquico de Quarteira.

Segue-se, pelas 11h00, no mesmo local, a atuação da Tuna da Academia do Saber e, meia hora mais tarde, a entrega dos prémios de reconhecimento ‘Mérito Escolar’ e ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’.

Às 15h00 Telmo Pinto e o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, deslocam-se à obra de requalificação do espaço público nas ruas Coppingen e Stuttgart e, às 16h00, inauguram o equipamento de Street Workout, no Calçadão da cidade. Os dois autarcas procedem depois, às 16h30, ao lançamento da obra do novo quartel da GNR de Quarteira.

“Tanto o equipamento vocacionado para o exercício físico ao ar livre, como as obras de requalificação das duas ruas e a construção do novo quartel da GNR representam mais qualidade para Quarteira, objetivo que temos conseguido alcançar durante a nossa gestão autárquica”, realça Telmo Pinto, que aproveita a oportunidade para convidar todos os conterrâneos e a população em geral, para participarem nas comemorações do Dia da Cidade.

Seguindo a tradição, durante os dois dias de festejos, várias tasquinhas servirão petiscos típicos da região algarvia, confecionados especialmente à base dos produtos frescos capturados pelas embarcações de Quarteira.