Octávio: a mascote que veio do mar

2023-08-22

Tem 1,80m de altura e oito gigantescos tentáculos, mas não assusta ninguém. Sempre simpático e afável, Octávio, a nova mascote de Quarteira, passeia-se há vários meses pelas ruas da freguesia para cumprir uma nobre missão: transmitir, sobretudo aos mais novos, a história, as tradições e os valores locais.

«A nossa mascote tem o objetivo de chegar a todas as idades, mas principalmente aos mais pequenos, pois são eles o nosso futuro e quem devemos motivar e sensibilizar, tanto para os desafios que enfrentamos no mundo em que vivemos, como para aprenderem um pouco mais sobre a nossa freguesia, os nossos valores, história, tradição e boas práticas», sustenta o presidente da Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, Telmo Pinto, promotor deste projeto original.

A par das atividades lúdicas que passam pela interação com turistas e moradores e a participação em eventos locais, a criação do polvo Octávio visa ainda reforçar a marca de Quarteira.

Paralelamente, esta graciosa réplica do molusco marinho mais popular de Quarteira será protagonista de uma coleção de aventuras lançada pela JF. Intitulado ‘A Ânfora da Amizade’, o primeiro livro da coleção, já foi publicado em português e inglês, tendo sido oferecido às bibliotecas escolares. Mais tarde, será vendido ao público em geral.

«A importância dos livros no desenvolvimento das crianças é crucial. As aventuras do Octávio serão um elo de aproximação entre pais, filhos, educadores e professores, enquanto ferramenta para o diálogo e aprendizagem», realça Telmo Pinto.

pic
arrow-l arrow-r