icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
Facebook
HOME

Programa 'Idoso Isolado' de Quarteira sinaliza população 65+

2019-01-09

Quarteira Presente – Programa Idoso Isolado, um projeto do Gabinete Sociocultural da Junta de Freguesia de Quarteira, tem como objetivo sinalizar a população com mais de 65 anos de idade, isolada geográfica e socialmente, da Freguesia de Quarteira, identificando-a e registando as suas maiores necessidades para, de uma forma integrada, melhor responder aos desafios do envelhecimento. Esta sinalização, vai permitir identificar necessidades mais abrangentes desta população, possibilitando assim uma resposta centrada nas reais necessidades da mesma, tentando minimizar precocemente algumas situações de risco.

O Programa consiste na aplicação de um inquérito, porta a porta, a esta população com o qual se pretende conhecer as suas reais necessidades e fragilidades, sendo as situações de maior vulnerabilidade posteriormente encaminhadas para os parceiros desta iniciativa: Entidades Oficiais, IPSS’s da Rede Social da Freguesia e Associações Não-formais. Pretende-se assim responder de forma integrada e coordenada a cada situação, com o grande objetivo de melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo.

A autarquia deseja também criar uma rede de voluntários da comunidade, que após identificadas as situações, consigam de uma forma sistemática e responsável, apoiar algumas destas pessoas, com atividades simples, como por exemplo ir passear ao jardim, ao calçadão, acompanhar à farmácia ou somente, e tão importante, fazer companhia e conversar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde e com as Nações Unidas, o envelhecimento populacional constitui uma história de sucesso para a humanidade, mas também um dos maiores desafios e uma enorme oportunidade.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, explica que "é determinante um acompanhamento de proximidade para garantir uma qualidade de vida a estas pessoas que precisam cada vez mais de atenção".

Em 2017, segundo dados do Ministério da Administração Interna, a freguesia de Quarteira tinha 4291 residentes com mais de 65 anos, representando 20% da população, justificando a importância desta intervenção.

O sucesso deste Programa, só será possível envolvendo toda a comunidade, para que se possam identificar situações de pessoas isoladas, tais como familiares ou vizinhos. Nesse sentido, o autarca apela para que a comunidade "se envolva para identificar e informar a junta de freguesia destas situações".

pic
pic
pic
pic
arrow-l arrow-r
© TOPPING CREATIVE STUDIO