icn-close
icn-phone
(+351) 289 315 235
geral@jf-quarteira.pt
icn-fb
icn-svg
icn-svg
HOME

Quarteira assinala 26 anos de cidade com comemorações em maio e junho

2025-05-07

Quarteira celebra o 26.º aniversário da sua elevação a cidade no dia 13 de maio. As comemorações arrancam nesse dia, terça-feira, com o habitual hastear da bandeira no Largo do Centro Autárquico de Quarteira, a partir das 9h00. A cerimónia contará com a formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé, seguindo-se a sessão protocolar, que terá lugar no Auditório do Centro Autárquico.

Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, sublinha que «Quarteira é hoje uma cidade em constante crescimento, que sabe afirmar-se com identidade, dinamismo e ambição. Ao longo dos últimos anos, investimos na qualidade de vida da população, na valorização da cultura, do desporto e das nossas tradições. Celebrar os 26 anos é também reconhecer o esforço de todos os que contribuem diariamente para uma cidade mais resiliente e coesa.»

As comemorações do 26.º aniversário da elevação de Quarteira a cidade continuam no próximo dia 7 de junho, sábado, com um programa diversificado que homenageia a identidade, a cultura e o trabalho desenvolvido na freguesia.

A manhã inicia-se no Auditório do Centro Autárquico, pelas 9h30 com a sessão protocolar, onde serão atribuídas distinções de mérito a funcionários da Junta de Freguesia de Quarteira com mais de 15 anos de serviço. De seguida, será apresentado o livro Freguesia de Quarteira com História, da autoria de Fernando Graça.

Pelas 11h00, está prevista a visita ao projeto Cesta do Peixe, no Porto de Pesca de Quarteira. Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia em parceria com a Quarpesca e a Docapesca, visa valorizar o pescado local e facilitar o acesso da população a peixe fresco, através de entregas ao domicílio, promovendo simultaneamente a sustentabilidade do setor das pescas e a economia local.

Posteriormente, terá lugar a inauguração do mural de arte pública participativa do projeto QuART TILES, na Avenida Carlos Mota Pinto. Este projeto, desenvolvido pela Junta de Freguesia em parceria com os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Dr.ª Laura Ayres, consistiu na criação de 12 painéis de azulejos elaborados por alunos do 6.º ao 12.º ano, com o envolvimento da comunidade escolar e local e a coordenação do artista Miguel Cheta. A iniciativa pretende promover a interculturalidade e a valorização do espaço público, refletindo a diversidade cultural de Quarteira.

O dia termina com cultura e história, às 18h00, com a apresentação do catálogo Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar: 6000 anos de História de Quarteira, no Auditório do Centro Autárquico. Esta obra reflete a riqueza histórica e a ligação ancestral da comunidade ao mar e ao território.

O evento é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé.

pic
pic
arrow-l arrow-r
© 2021 Junta de Freguesia de Quarteira. Todos os direitos reservados. Produzido por Topping Creative Studio.
Política de Privacidade