Quarteira é candidata a Eco-Freguesia

2019-05-21

Sensibilizar a população para participar no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável constitui um dos objetivos do concurso promovido junto das famílias residentes em Quarteira. A iniciativa foi lançada no âmbito da candidatura da Junta de Freguesia (JF) ao galardão Eco-Freguesia XXI (2018/19), promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa o desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

No questionário, divulgado junto dos funcionários e colaboradores da própria autarquia e também nas escolas, instituições, comércio local e população em geral, pedia-se aos participantes que fizessem prova de comportamentos e práticas sustentáveis adotadas pelas famílias, como separação de resíduos para reciclagem e aplicação das medidas para poupança de energia, água e gás.

De forma a impulsionar este e outros comportamentos promotores de uma freguesia mais sustentável, a autarquia atribuiu prémios às três famílias que alcançaram a pontuação mais elevada no questionário online, constituídos por cabazes biológicos com valores entre os 250 e os 100 euros.

De acordo com o Presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, a adesão a esta iniciativa permitirá incrementar e fortalecer uma consciência ambiental mais ampla. “Julgo que ao adotarmos práticas mais sustentáveis estamos a contribuir fortemente para a defesa e valorização do ambiente e, ao mesmo tempo, a influenciar nesse sentido também quem nos visita”, considera o autarca, para apelar à participação da comunidade no projeto.
“Só conseguiremos alcançar os resultados que queremos se contarmos com a colaboração de todos”, sublinha o autarca.

A par desta candidatura a JF tem vindo a promover várias atividades como ações de informação, sensibilização e esclarecimento junto dos seus funcionários e colaboradores, bem como a colocação de eco-pontos para separação de resíduos nas instalações da autarquia. No mesmo sentido foi instalado no edifício da Junta e no cemitério da cidade um ponto de recolha seletiva de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis. A Junta tem vindo também a implementar o uso de papel reciclado nos diversos serviços autárquicos, medida cuja concretização favorecerá a candidatura de Quarteira ao galardão da ABAE, já que permite diminuir significativamente a pegada ecológica da autarquia.

A título de exemplo refira-se, como resultado da substituição de 0,75 toneladas de papel branco por papel reciclado durante um ano, uma poupança de 12 a 15 árvores que não serão destruídas, de menos 20 mil litros de água (equivalente ao consumo de 107 pessoas em Portugal num só dia), bem como a menos 18 mil kw e a 1,9 toneladas de CO2 (que corresponde a uma viagem de carro com uma extensão de 9 500 km).

População sensibilizada para consumir água da torneira e separar resíduos

‘Aprender a reciclar, para o mundo melhorar’ é o tema da palestra a realizar no dia 22 de fevereiro, pelas 15h00, no Auditório do Centro Autárquico, no âmbito do projeto Eco-Freguesias XXI.

Organizado pela Junta de Freguesia de Quarteira, em parceria com a Algar e a Academia do Saber, a iniciativa visa sensibilizar a população para a importância da separação de resíduos.

O apelo já fora lançado durante a Marcha-Corrida de Quarteira, realizada no dia 30 de setembro de 2018, tendo os participantes sido sensibilizados para as vantagens ambientais e económicas associadas à separação seletiva dos resíduos, bem como ao consumo da água da torneira. Na altura os participantes da prova tiveram oportunidade de avaliar a importância deste consumo, ao permitir reduzir significativamente o uso de água engarrafada e as consequências inerentes à sua comercialização, de que é exemplo o elevado volume de plástico presente em ambientes frágeis como os oceanos.