O QuART TILES – Quarteira com Arte, Transformação, Interculturalidade Local, Escolar e Social – desenvolvido pela Junta de Freguesia de Quarteira em parceria com os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Dr.ª Laura Ayres, é um projeto de arte participativa que pretende integrar crianças migrantes, que representam mais de 40% dos alunos matriculados no anterior ano letivo em Quarteira, promover a interculturalidade e a não discriminação em contexto escolar, através da arte. A base do projeto passa pela criação de uma obra de arte pública constituída por 12 painéis de azulejos, produzidos por alunos do 6.º ao 12.º ano, em conjunto com a comunidade escolar e local.
O projeto, que decorre sob o acompanhamento da equipa de coordenação composta por Miguel Cheta, Tomás Bernardino e Mariana Dias Coutinho, incluiu diversos momentos de partilha durante sessões de pintura em azulejo, nos quais foram incluídos elementos culturais dos participantes, valorizando e espelhando a identidade cultural de todos.
O resultado dos painéis ficará apresentado ao longo da Av. Dr. Carlos Mota Pinto
«O projeto de arte participativa QuarT TILES celebra a inclusão e a multiculturalidade de Quarteira, envolvendo a comunidade na criação de um objeto de Arte Pública em Azulejos. Esta obra retratará a cidade na atualidade, promovendo o diálogo, a união e o sentimento de pertença. A arte participativa valoriza identidades e reforça laços comunitários.» Miguel Cheta, artista coordenador do projeto.
«Este projeto é muito mais do que uma iniciativa artística. É uma celebração da diversidade e um incentivo à valorização do respeito e da convivência entre culturas. Com os painéis de azulejos criados pelos alunos dos dois agrupamentos de escolas da nossa freguesia, a história, as tradições e as identidades de quem aqui vive e estuda ficarão espelhadas ao longo da Av. Dr. Carlos Mota Pinto.» Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.
O Projeto QuART TILES resulta da candidatura Inclusão pela Cultura, financiado pelo Programa Regional ALGARVE 2030 através do Fundo Social Europeu (FSE+).